sexta-feira, 8 de maio de 2015

PME líder: o reconhecimento que vale a pena

A vontade de ser PME Líder
Para começar interessa esclarecer em que consiste ser líder, neste contexto. Do ponto de vista dos recursos humanos, liderança é entendida como a capacidade de motivar e influenciar os outros com o objetivo de atingir metas sejam da equipa ou da organização. Também as empresas anseiam liderar comparativamente às restantes, ou seja serem consideradas as melhores ou mesmo uma referência para setor onde atuam ou para a concorrência.
A distinção PME Líder tornar-se então o objetivo de qualquer PME (pequena e média empresa) que pretende ser ou já se considera líder. O IAPMEI em parceria com 10 bancos (BPI, Banco Popular, Barclays, Caixa Geral de Depósitos, Crédito Agrícola, Millennium BCP, Montepio, Novo Banco, Novo Banco Açores e Santander Totta) é o responsável pela atribuição   desta distinção. No âmbito das PME Líder destaca-se ainda uma distinção para um grupo mais restrito de empresas: as PME Excelência.
O porquê desta distinção
Por várias razões, nomeadamente as decorrentes do normal funcionamento do mercado, as PME são muitas vezes penalizadas face às grandes empresas. Contudo é indubitável que existem PME excelentes, com produção de qualidade, gestão de elevado desempenho e bons resultados económicos e financeiros, pelo que é necessário premia-las, até como forma de incentivar as outras empresas a fazerem esforços que potenciem a eficiência e as perspetivas de sucesso a longo prazo.
Adicionalmente e tendo em consideração que mais de 90% do tecido empresarial português é constituído por PME, o IAPMEI associou-se aos principais bancos e lançou o programa PME Líder integrado no âmbito do Programa FINCRESCE.
O estatuto PME Líder
O estatuto PME Líder assume-se como um “selo de reputação de empresas”. Foi criado pelo IAPMEI para distinguir o mérito das PME nacionais com melhores desempenhos e é atribuído com base em avaliações das notações de rating e dos indicadores económico-financeiros, numa parceria entre o IAPMEI, o Turismo de Portugal e os bancos parceiros.
Uma empresa considerada PME Líder, além da distinção beneficia ainda de acesso a melhores condições a produtos financeiros e a uma rede de serviços, facilitando a relação com a banca e a administração pública.
Destinatários
Todas as PME se podem candidatar ao estatuto PME Líder, com exceção das SGPS (Sociedades Gestoras de Participações Sociais), IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social), Associações e Instituições que não tenham o lucro como objetivo e empresas que não tenham contabilidade organizada.
Critérios para ser PME Líder
  • Certificação eletrónica de PME junto do IAPMEI;
  • 3 Exercícios completos de atividade;
  • CAE elegível;
  •  Resultados Líquidos Positivos;
  • EBIDTA positivo nos 2 anos em análise (2014 e 2013);
  • Autonomia financeira igual ou superior a 30% (Capitais Próprios/Ativo Liquido);
  • Volume de Negócios: mínimo de 1.000.000€;
  •  Número de Trabalhadores >= 8;
  •  Boa notação de risco junto de instituição bancaria ou sociedade de garantia mútua.
  •   Situação regularizada perante a Administração Fiscal, a Segurança Social, o IAPMEI e o Turismo de Portugal.
Principais benefícios
Para as empresas PME Líder, o Programa FINCRESCE disponibiliza:
  • Serviços de consultoria, em condições favoráveis, para a realização de avaliações de desempenho;
  • Promoção ativa das empresas distinguidas, conferindo visibilidade ao seu mérito no mercado;
  • Reforço da capacidade negocial e maior facilidade de obtenção de financiamento
  • Proximidade com a banca e com a Administração Publica;
  • Acesso a uma oferta específica de produtos e serviços financeiros com melhores condições de qualidade e preço, disponibilizados pelos bancos protocolados e ainda facilita o acesso às Linhas de Crédito PME Crescimento.
Caducidade do Estatuto PME Líder
O Estatuto PME Líder pode caducar por:
  •   Incumprimento de qualquer critério, nomeadamente a degradação do nível de rating protocolado.
  •   Conhecimento de factos que possa pôr em causa a qualidade do desempenho que se pretende associada ao Estatuto PME Líder, nomeadamente:
o  Registo de processos de insolvência em empresas participadas pelos sócios/acionistas nos últimos 12 meses;
o  Conhecimento de incumprimento com instituições financeiras ou resultante de informação da Central de Riscos de Crédito do Banco de Portugal;
o       Processos fiscais, judiciais e situações litigiosas, cujas repercussões futuras possam afetar significativamente a situação económico-financeira da empresa ou de avalistas;
o     Conhecimento de ocorrência de incidentes, tais como cheques devolvidos, apontes e protestos de letras.
·     O Estatuto PME Líder é validado até final de agosto do ano seguinte, devendo ser renovado até essa data sob pena de caducidade.

PME Líder 2014
Em 2014 distinguiram-se 7732 empresas com o Estatuto PME Líder, nos mais variados setores de atividade, que em conjunto foram responsáveis por mais de 35 mil milhões de euros da faturação nacional e por um volume de emprego na ordem dos 280 mil postos de trabalho. Os setores da indústria e do comércio foram os mais distinguidos com o reconhecimento PME líder, com 37% e 32% das empresas, respetivamente.

Mais informação em www.pmelider.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário