sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

A importância da localização para a internacionalização das empresas


É recorrente ouvir-se notícias sobre a importância das exportações para a economia nacional. De facto as exportações constituem uma alternativa complementar ao já saturado mercado doméstico, além de que são essenciais ao equilíbrio da balança de pagamentos nacional que ano após anos se apresenta deficitária.

Os fatores que influenciam a propensão para as exportações das empresas têm sido amplamente debatidos, estando atualmente intrinsecamente relacionados com as características da empresa, nomeadamente a dimensão, a experiência, os recursos disponíveis ou a estratégia adotada.

Verifica-se que a dimensão da empresa influencia positivamente a propensão à exportação, contudo é o investimento em investigação e desenvolvimento e tecnologias de ponta que potência largamente o efeito positivo nas exportações.

Relativamente à estratégia a adotar, é importante realçar que, nem sempre exportar para muitos mercados significa um aumento das exportações, podendo mesmo obter-se efeitos inversos nos lucros como consequência de dificuldades organizacionais ou mesmo da distância, por exemplo. Note-se que a opção pela entrada em vários mercados com o objetivo de aumentar as exportações é uma estratégia meramente ao nível da empresa, não se verificando ao nível regional.

De facto outros fatores têm sido, mais recentemente, alvo de análise, nomeadamente a localização das empresas. Repare-se que a empresa ao estar inserida numa região com forte internacionalização potenciará as suas exportações individuais, independentemente da dimensão uma vez que beneficiará de um aumento da competitividade, proveniente da presença de uma rede de networking entre as empresas pertencentes ao mesmo setor na mesma região.

Note-se que este benefício é particularmente importante no caso das PME, já que as grandes empresas têm capacidade suficiente de desenvolver Know-how sem recorrer a este tipo de networking. Os fatores que mais potenciam as exportações das grandes empresas são o investimento em investigação e desenvolvimento e em tecnologias de ponta, ou seja, no caso das grandes empresas prevalecem as características individuais, podendo estas empresas ser bem-sucedidas mesmo que o contexto socioeconómico da região onde estão inseridas seja desfavorável. Quer isto dizer que pequenas e grandes empresas não estão expostas ao contexto socioeconómico da mesma forma.


Bibliografia:
Giovannetti, Giorgia; Ricchiuti, Giorgio; Velucchi, Margherita (2012) “Localization, internationalization and performance of firms in Italy: a multilevel approach” Applied Economics 

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