Pelo segundo ano
consecutivo a Consultora Bloom Consulting
publica o Bloom Consulting Portugal City
Brand Ranking© que pretende ser uma referência e uma importante fonte de
informação. Este Ranking tem como objetivo avaliar o valor da marca dos
municípios com base em diversos indicadores económicos e sociais.
O Portugal
City Brand Ranking© distinguiu Lisboa
como a melhor cidade portuguesa para viver, visitar e fazer negócios, à qual se seguem o Porto e Braga. Destaque
ainda para as subidas de municípios como Cascais, Sintra e Funchal. Por
outro lado, os municípios do interior e as ilhas mais remotas do arquipélago
dos Açores continuam no fim da tabela.
Para o apuramento deste ranking, a Bloom Consulting utilizou uma metodologia sustentada em 5 dimensões:
1. Atração de Investimento (”IED”)
2. Atração de Turistas
3. Atração de Talento
4. Aperfeiçoamento da Diplomacia Pública
5. Aumento das Exportações
Estas 5 dimensões têm em conta diferentes públicos-alvo
(e.g. investidores, turistas) que têm em consideração fatores distintos aquando
da escolha ou afinidade com cada país, região ou cidade.
Como
é calculado o Ranking?
Para elaborar este ranking, a Bloom Consulting pondera:
1) Dados estatísticos relativos ao Desempenho Económico, como a
população, a percentagem de criação de novas empresas ou as dormidas por
habitante;
2) Incidência de pesquisas
realizadas online sobre os 308
municípios portugueses. Esta avaliação, apelidada de Digital Demand, é a
procura online que cada município
regista.
3) Desempenho Online de cada
município tanto no seu site institucional como nas redes sociais.
Variável
1:
Performance financeira, turística e social
Por forma a medir o desempenho socioeconómico
de todos os Municípios portugueses, nas dimensões de Negócios (Investimento),
Visitar (Turismo) e Viver (Talento), foram analisados vários tipos de dados. Os
principais indicadores de avaliação da Variável 1, nas categorias negócios,
visitar e viver, identificam-se na figura seguinte.
Estes
indicadores permitem avaliar a atividade empresarial, a dimensão da indústria
turística e os movimentos migratórios populacionais em cada município,
evidenciando a importância de cada componente socioeconómica para cada
município
Variável
2: Procura online
A Bloom Consulting desenvolveu uma ferramenta única no
mercado, o Digital
Demand - D2 ©,
capaz de calcular a atratividade de um município ou região de uma forma
objetiva, rigorosa e tangível. Esta ferramenta mede o volume total de procuras online em temas relacionados com
negócios, turismo ou talento por município, o que permite avaliar o
comportamento online e os processos de tomada de decisão.
Segundo a Google[1]
cerca de 70% dos turistas decidem o seu próximo destino de férias através de
fontes que consultam na internet e o centro de estudos Economist Intelligence Unit da prestigiada revista The Economist, adianta que mais de 58% dos
investidores considera que as pesquisas online
são as primeiras e principais fontes de informação na análise ao risco de
investimento, pelo que a inclusão desta variável assume-se de crucial
importância.
Analisando-se a presença de 26 termos de
pesquisa (brandtags) em 51 milhões de
pesquisas concluiu-se que compras, alojamento ou praia são os termos mais
pesquisados. A figura abaixo faz uma síntese dos 26 brandtags, pesquisados em cinco línguas diferentes. De entre as
conclusões por município pode-se referir que o termo mais pesquisado referente
ao município de Cascais é "alojamento", no caso de Oeiras é
"estudar" e relativamente a Esposende é "praia".
Variável 3:
Desempenho da comunicação online
O
website do município é uma importante
fonte de informação tanto para os munícipes como para investidores ou turistas,
dado que que é uma das portas de entrada para se conhecer um município. A Bloom Consulting analisou os websites de todas as câmaras municipais
através de ferramentas de Website
Analytics, avaliando o número de acessos, o tempo médio que cada utilizador
permaneceu no respetivo website e o número
de páginas que visualizadas. Adicionalmente a Bloom Consulting avaliou a presença e performance de todos os municípios em plataformas sociais como o
Facebook e o Twitter, através do número de seguidores e Likes.
Mais informações em:
Referências:
Google/Ipsos[2]
OTX MediaCT – 2012
Economist IU
- Assessing and explaining risk Investors’ expectations after the financial
crisis (2010)
Sem comentários:
Enviar um comentário