sexta-feira, 12 de junho de 2015

Melhor município para viver, visitar e fazer negócios

Pelo segundo ano consecutivo a Consultora Bloom Consulting publica o Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking© que pretende ser uma referência e uma importante fonte de informação. Este Ranking tem como objetivo avaliar o valor da marca dos municípios com base em diversos indicadores económicos e sociais.

O Portugal City Brand Ranking© distinguiu Lisboa como a melhor cidade portuguesa para viver, visitar e fazer negócios, à qual se seguem o Porto e Braga. Destaque ainda para as subidas de municípios como Cascais, Sintra e Funchal. Por outro lado, os municípios do interior e as ilhas mais remotas do arquipélago dos Açores continuam no fim da tabela.

Para o apuramento deste ranking, a Bloom Consulting utilizou uma metodologia sustentada em 5 dimensões:
1. Atração de Investimento (”IED”)
2. Atração de Turistas
3. Atração de Talento
4. Aperfeiçoamento da Diplomacia Pública
5. Aumento das Exportações

Estas 5 dimensões têm em conta diferentes públicos-alvo (e.g. investidores, turistas) que têm em consideração fatores distintos aquando da escolha ou afinidade com cada país, região ou cidade.

Como é calculado o Ranking?
Para elaborar este ranking, a Bloom Consulting pondera:
1) Dados estatísticos relativos ao Desempenho Económico, como a população, a percentagem de criação de novas empresas ou as dormidas por habitante;
2) Incidência de pesquisas realizadas online sobre os 308 municípios portugueses. Esta avaliação, apelidada de Digital Demand, é a procura online que cada município regista.
3) Desempenho Online de cada município tanto no seu site institucional como nas redes sociais.

Variável 1: Performance financeira, turística e social
Por forma a medir o desempenho socioeconómico de todos os Municípios portugueses, nas dimensões de Negócios (Investimento), Visitar (Turismo) e Viver (Talento), foram analisados vários tipos de dados. Os principais indicadores de avaliação da Variável 1, nas categorias negócios, visitar e viver, identificam-se na figura seguinte.

Estes indicadores permitem avaliar a atividade empresarial, a dimensão da indústria turística e os movimentos migratórios populacionais em cada município, evidenciando a importância de cada componente socioeconómica para cada município

Variável 2: Procura online
A Bloom Consulting desenvolveu uma ferramenta única no mercado, o Digital Demand - D2 ©, capaz de calcular a atratividade de um município ou região de uma forma objetiva, rigorosa e tangível. Esta ferramenta mede o volume total de procuras online em temas relacionados com negócios, turismo ou talento por município, o que permite avaliar o comportamento online e os processos de tomada de decisão.
Segundo a Google[1] cerca de 70% dos turistas decidem o seu próximo destino de férias através de fontes que consultam na internet e o centro de estudos Economist Intelligence Unit da prestigiada revista The Economist, adianta que mais de 58% dos investidores considera que as pesquisas online são as primeiras e principais fontes de informação na análise ao risco de investimento, pelo que a inclusão desta variável assume-se de crucial importância.
Analisando-se a presença de 26 termos de pesquisa (brandtags) em 51 milhões de pesquisas concluiu-se que compras, alojamento ou praia são os termos mais pesquisados. A figura abaixo faz uma síntese dos 26 brandtags, pesquisados em cinco línguas diferentes. De entre as conclusões por município pode-se referir que o termo mais pesquisado referente ao município de Cascais é "alojamento", no caso de Oeiras é "estudar" e relativamente a Esposende é "praia".

Variável 3: Desempenho da comunicação online
O website do município é uma importante fonte de informação tanto para os munícipes como para investidores ou turistas, dado que que é uma das portas de entrada para se conhecer um município. A Bloom Consulting analisou os websites de todas as câmaras municipais através de ferramentas de Website Analytics, avaliando o número de acessos, o tempo médio que cada utilizador permaneceu no respetivo website e o número de páginas que visualizadas. Adicionalmente a Bloom Consulting avaliou a presença e performance de todos os municípios em plataformas sociais como o Facebook e o Twitter, através do número de seguidores e Likes.

Mais informações em:

Referências:
Google/Ipsos[2] OTX MediaCT – 2012
Economist IU - Assessing and explaining risk Investors’ expectations after the financial crisis (2010)




[1] Google/Ipsos  OTX MediaCT – 2012
[2]Ipsos é uma empresa especializada em gestão de pesquisa e recolha de dados em todos os setores.

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