Uma das principais preocupações das empresas, atualmente, é (ou deve ser) a satisfação dos seus clientes. Contudo a avaliação da satisfação do cliente nem sempre é fácil uma vez que são vários os fatores influenciadores. Assim sendo, e face aos vários modelos de satisfação do cliente existentes, podemos considerar que para a determinação do índice de satisfação do cliente contribuem positivamente as seguintes variáveis:
- Imagem - aquilo que a marca/produto deixa transparecer;
- Expectativas – o que o consumidor pensava da marca/produto antes de o consumir;
- Qualidade percebida – face à experiencia que o consumidor tem com a marca/produto qual é a opinião;
- Valor apercebido – a valorização que o consumidor faz do preço e qualidade;
- Satisfação – a satisfação global do consumidor face à marca/produto;
- Reclamações – a opinião do consumidor relativamente ao tratamento e resolução de reclamações;
- Lealdade – verifica a intenção do consumidor permanecer cliente.
Ora, quando os objetivos de vendas não são atingidos várias podem ser as justificações, sendo uma delas, provavelmente a insatisfação do cliente. Assim torna-se importante identificar qual o aspeto que está a condicionar a satisfação, por forma a se puder atuar de forma exata.
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