No mês em que o Multibanco
(MB) celebra os seus 30 anos, nada mais oportuno do que fazer um retrocesso ao
passado e perceber como surgiu e como se tornou indispensável.
Antes de mais, importa esclarecer
que o Multibanco é uma rede portuguesa de caixas automáticas, composta pela
banca de retalho com atividade em Portugal.
O funcionamento do Multibanco teve
início em Setembro de 1985, com a instalação de 12 terminais nas duas
principais cidades do país (Lisboa e Porto) que permitiam fazer levantamentos, consultas (saldos e
movimentos) e alteração de PIN. O sucesso foi de tal ordem que hoje milhares dessas
caixas estão espalhadas por todo o país (mais de 13 mil terminais — a maior
densidade de caixas automáticas por habitante em toda a Europa), disponíveis 24h,
7 dias por semana e com mais de 60 funcionalidades.
Portugal não foi pioneiro na
instalação, nem criação deste tipo de terminal automático vulgarmente conhecido
por ATM (Automated Teller Machine). A
história mais antiga remonta ao ano de 1939 com o aparecimento do “Bankmatic”, criado
por Luther George Simjian, que apesar de não ter sido bem-sucedido foi a base
do MB que hoje conhecemos.
Já nos anos 60 os Bancos em Inglaterra,
sob pressão dos sindicatos, viram-se obrigados a fechar ao sábado e a ter um
horário semanal mais reduzido, fechando às 15h. Esta imposição levou os bancos
a procurarem alternativas para não piorem os seus resultados e ao mesmo tempo
fazerem face às necessidades dos seus clientes, surgindo então o conceito de
Caixa Automática. John Shepherd-Barron concebeu a ideia de um dispensador de
dinheiro, inspirado numa máquina de venda de chocolates, que em vez de chocolates
dispensaria dinheiro.
O
primeiro equipamento deste género foi instalado numa Agência do Banco Barclays,
em Enfield nos arredores de Londres, em 1967 e batizado com o nome de DACS (De La Rue Automatic Cash System). O sucesso
foi de tal ordem que as encomendadas ultrapassaram as 50 unidades quase de imediato.
Por esta altura, as funcionalidades destas caixas eram ainda muito diminutas
comparativamente com as atuais, uma vez que era necessário o equipamento ler uma
espécie de talão para, posteriormente o trocar por dinheiro.
Em
1969 foi instalado pela 1ª vez no Chemical Bank de Nova York um ATM inovador produzido
pela DOCUTEL, capaz de ler cartões de cliente com banda magnética.
A utilização dos ATM’s nessa época era
alvo de alguma resistência por parte dos Bancos, que se justificava pelo custo elevado
dos equipamentos e pelo receio de que os clientes reagissem negativamente a uma
máquina que tratava do seu dinheiro.
Daí em diante, fabricantes como a
Diebold ou a NCR nos Estados Unidos, a Wincor e a De La Rue na Europa e ainda a
Fujitsu no Japão tornam-se os grandes fornecedores mundiais de ATM’s.
Em Portugal o Montepio foi a primeira
Instituição Financeira a instalar uma rede interna de Caixas Automático, em
1984.
Esta invenção não só mudou a Banca, mas
também as nossas vidas. Foi talvez a invenção do século XX que de forma mais
significativa, mudou os hábitos do nosso quotidiano e simplificou a vida dos
portugueses, tanto ao nível dos particulares como das empresas. Atualmente,
estão instalados mais de um milhão e quinhentos mil ATM’s em todo o mundo.
O sucesso em Portugal levou ao
aparecimento de novos serviços não bancários, como a venda de bilhetes ou o
pagamento de serviços como água, eletricidade, gás, telefone, Internet,
carregamento de telemóvel, pagamento de portagens, transferência de dinheiro,
pagamentos ao Estado, compra de bilhetes para transportes e espetáculos, a
emissão de licenças de pesca e até fazer donativos. Atualmente, a rede
Multibanco é considerada das redes interbancárias mais sofisticadas do mundo, muito
devido à cooperação nacional interbancária alcançada. Segundo a presidente
executiva do Grupo SIBS, Madalena Cascais Tomé, “O serviço MB é único no mundo.
Os portugueses são os únicos que podem usar qualquer cartão em qualquer lugar,
a qualquer hora”.
A marca Multibanco é da inteira
responsabilidade da SIBS (Sociedade Interbancária de Serviços SA) entidade
criada em 1983, composta por 12 bancos, com o objetivo inicial de criar uma
rede de serviços interbancários inovadores e pioneiros. Atualmente a SIBS
regista mais de dois mil milhões de operações anuais num valor mensal superior
a 500 mil milhões de euros. Só no passado mês de julho foram processadas um
total de 210 milhões de operações, o que constitui um novo recorde mensal.
Estes resultados espelham não só o sucesso da entidade mas também do projeto.
O multibanco permitiu ao cliente
bancário dispor de serviços bancários que não estavam sujeitos aos
condicionalismos provocados pelos horários rígidos do funcionamento dos Bancos,
ao mesmo tempo que libertou os bancos de tarefas que passaram a ser feita neste
sistema.
Para
finalizar, não se pense que a SIBS deu como terminada a sua missão, atualmente
prepara-se para lançar o serviço MB WAY, de transposição do MB para o
telemóvel, que permite fazer compras e transferências imediatas.
Em 2016 esperam-se mesmo que comecem a ser instaladas
caixas multibanco que permitirão pagar faturas, através da leitura do código de
barras, com dinheiro e receber o respetivo troco em moedas.
Sem comentários:
Enviar um comentário